quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Plinio Corrêa de Oliveira

Bom, o post de hoje não é sobre os "meus pensamentos", mas sobre quem influência-os.

Plínio Correa de Oliveira
*13/12/1908 +03/10/1995

Dona Lucilia com seu filho Plinio
no dia de seu Batizado na Igreja
de Santa Cecília.
Há 18 anos, falecia em São Paulo no Hospital Oswaldo Cruz, o professor Plinio Corrêa de Oliveira.
Filho de Lucília Ribeiro do Santos Corrêa de Oliveira e de João Paulo Corrêa de Oliveira, nasceu em São Paulo no dia 13 de dezembro de 1908.

Estudou no Colégio Jesuíta São Luis e formou-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

Dr. Plinio foi um dos fundadores da LEC (Liga Eleitoral Católica) e deputado constituinte na Constituição de 1932, sendo o deputado jovem mais votado do Brasil (ele tinha apenas 24 anos).








O Jovem Deputado Constituinte.
Dr. Plinio com a bancada de São Paulo
Ele fundou o Legionário, semanário oficioso da Arquidiocese de São Paulo, A Revista Catolicismo e inspirou diversos grupos Católicos.
Escreveu inúmeras obras, sendo as que vale a pena destacar o "Em Defesa da Ação Católica" (1943) "Revolução e Contra-Revolução" (1959) e "Nobreza e Elites Tradicionais Análogas nas Alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza Romana" (1993).

Dr. Plinio com o Arcebispo de São Paulo Dom Duarte Leopoldo e Silva, na época de O Legionário.


Com certeza Dr. Plinio foi um ilustre brasileiro e um grande pensador Católico. Infelizmente nos brasileiros, não damos valor aos frutos da nossa terra, e por causa disso e outras coisas mais, acabamos por esquecer grandes personalidades de nosso país.
Porem grandes homens nunca ficam para sempre no ostracismo, mais cedo ou mais tarde a História faz justiça e os brasileiros se orgulharão te serem conterrâneos de Plinio Corrêa de Oliveira.
A primeira obra de Dr. Plinio "Em Defesa da Ação Católica", juntamente com a Carta da Secretaria de Estado do Papa Pio XII, assinada pelo então Monsenhor J. B. Montini, futuro Papa Paulo VI, elogiando a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário